O Município de Torres Vedras foi galardoado com o selo “A Smart Project for Smart Cities”, uma ação promovida pela INTELI que distingue boas práticas de inteligência urbana. Os vencedores da iniciativa, Águeda, Cascais, Guimarães, Matosinhos, Torres Vedras e Vila Nova de Gaia, foram conhecidos no passado dia 5 de março, no decorrer da Green Business Week.

Nesta primeira edição-piloto, que serviu de lançamento do projeto, Torres Vedras acaba por ser um dos seis municípios vencedores, depois de selecionadas dezoito candidaturas, apresentadas pelos 43 municípios membros da RENER LIVING LAB – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes.

O Município de Torres Vedras foi premiado pelo desenvolvimento e aplicação do SIGE: infraestrutura tecnológica integrada e centralizadora de gestão de estacionamento que engloba a fiscalização do estacionamento automóvel, disponibilidade das bicicletas “Agostinhas”, os selos de residente/comerciante, recorrendo a tecnologia GPRS e a novas formas de energia fotovoltaica.

O objetivo do selo “A Smart Project for Smart Cities” é o de reconhecer o mérito de projetos que contribuam para o desenvolvimento de cidades inovadoras, sustentáveis, inclusivas e conectadas, bem como o de promover a partilha de boas-práticas e o fomento de parcerias.