No dia 30 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, o Auditório do Edifício Paços do Concelho recebe Tito de Morais para a primeira sessão do projeto “Conversas com Pais” em 2015, subordinada ao tema: “Riscos online para crianças e jovens: como famílias, escolas e comunidades os podem minimizar?”

A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. Nesta sessão, Tito de Morais, fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net, irá esclarecer-nos sobre as seguintes questões:

· Os principais benefícios das tecnologias de informação e comunicação para crianças e jovens;
· As 5 principais categorias de riscos a que crianças e jovens estão expostos online;
· O que geralmente fazem os adultos para mitigar esses riscos e por que razão isso não funciona;
· O que precisamos de mudar para que crianças e jovens estejam seguros online;
· Quais os principais tipos de soluções para a segurança online de crianças e jovens.

 

Tito de Morais
Fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net, ajuda família, escolas e comunidades a promover a segurança online de crianças e jovens. Tem colaborado com inúmeros órgãos de comunicação social – da imprensa escrita à radiofónica, passando pelos diversos canais de televisão, públicos e privados, locais, regionais e nacionais – em peças sobre a segurança online de crianças e jovens. Foi responsável de marketing em Portugal de uma multinacional de serviços Internet para empresas. Desempenhou funções no primeiro operador privado de serviços Internet em Portugal.
Fez banda desenhada e cinema de animação e, claro está, adora a Internet. É pai de dois rapazes.
Esta sessão do projeto “Conversas com Pais” destina-se a pais, encarregados de educação e comunidade educativa.

Conversas com Pais
A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais. Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.