As atividades do projeto municipal torriense Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino prosseguem.
Nesse âmbito no próximo dia 22 de novembro, a partir das 10h, na Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras, terá lugar uma oficina intitulada “Coro de Leituras”, orientada por Rodolfo Castro.

“Recuperar o interesse, mas sobretudo o prazer de ler em voz alta”, é o que se pretende alcançar nesta formação com uma duração de seis horas “que é dirigida a leitores declarados, mas também aos iniciados. O que importa mesmo é que todos estejam apaixonados pela literatura e se disponham a partilhar, em grupo, uma alegria de caráter emocional e estético, fazendo uma abordagem física às páginas dos livros, apreendendo-lhes o seu ritmo, a sua respiração, as suas unidades de fôlego, trabalhando ainda o corpo e a voz de forma a nos tornarmos capazes de exercer o ofício de encantadores de quem nos quer escutar…”.

O preço das inscrições nesta atividade é de 25 euros, devendo as mesmas ser efetuadas em: http://www.cm-tvedras.pt/programa-pedagogico/eventos/detalhe/10573/.

As sessões de tricô e leitura de histórias Tricô(n)tando, igualmente integradas no referido projeto, terão por seu lado continuidade. As próximas acontecerão nos dias 5 e 19 novembro e 3 e 10 dezembro, pelas 17h30, como sempre, também na Casa Jaime Umbelino, orientadas por Ana Meireles e convidadas. As inscrições para a participação nesta atividade devem ser efetuadas pelo e-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt; ou pelo n.º de telefone: 261 315 428.

As sessões de leitura em voz alta e contação de histórias Fabuloso Fabulário também terão continuidade na Casa Jaime Umbelino. A próxima terá lugar no dia 13 novembro, pelas 18h. Destinada a famílias (com crianças a partir dos 3 anos), esta atividade, com a qual se pretende “penetrar na densa floresta das histórias com bichos”, é realizada em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras.

Já no dia 29 de novembro, pelas 15h30, a Casa Jaime Umbelino receberá a iniciativa Open Day – Ideias para Transformar. Nesta iniciativa dinamizada por Ana Zuzarte, Inês Salgado e Maria Adelaide, o Clube de Costura Ideias para Transformar apresentará uma nova visão da moda com criações de estilistas seniores do concelho de Torres Vedras. O moderno cruzar-se-á com o antigo, o velho com o novo, o antes com o agora. Desfile 2nd look, costura para principiantes, exposições e outras surpresas completam o programa de uma tarde única e de entrada livre…

Por fim, no dia 13 de dezembro, pelas 15h, igualmente no âmbito do projeto Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino e também no mesmo local das ações anteriores, terá lugar a atividade “Deixai falar os brinquedos”. “Numa longa viagem ao reino da infância” ir-se-á promover nesta iniciativa “uma exposição de velhos brinquedos com as suas histórias e o encontro entre todos aqueles que queiram partilhar as qualidades poéticas dos seus brinquedos de eleição”.

Mais informações sobre as referidas atividades podem ser obtidas pelo e-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt; ou pelo n.º de telefone: 261 315 428.