2776 alertas foram efetuados por meio da aplicação AlertaTVedras no primeiro ano de funcionamento da mesma.

Recorde-se que esta aplicação, que entrou em funcionamento em setembro de 2014, permite ao cidadão reportar de forma fácil no dia-a-dia pequenos problemas, sendo os respetivos alertas reencaminhados para as áreas municipais responsáveis pela resolução dos problemas reportados. Trata-se de uma plataforma objetiva, intuitiva e rápida, que exige a identificação do autor da reclamação para ajudar na resolução da mesma.

Até setembro deste ano, 2215 dos alertas efetuados por meio da AlertaTVedras tinham sido resolvidos.

De referir que os alertas mais reportados relacionam-se com arranjos em escolas (67%), seguindo-se as intervenções na rede viária (12%) e outras relacionadas com limpeza urbana (6%).

Este sistema permite, assim, ao Município de Torres Vedras, para além de sem custos adicionais identificar problemas que necessitam de ser resolvidos, reduzir substancialmente o tempo de encaminhamento interno de reclamações/alertas.

Permite simultaneamente ao cidadão uma forma fácil e prática de comunicar com o município, garantido uma via e um incentivo para a cidadania ativa.

Esta aplicação possibilita uma análise da tipologia de Alertas recebidos e dessa forma identificar as áreas com maiores problemas ou aquelas para as quais os munícipes estão mais atentos, podendo constituir-se como instrumento de apoio à decisão na gestão municipal.

Recorde-se que as comunicações da AlertaTVedras podem ser efetuadas por meio deste site, do Google Play e da App Store, havendo também a possibilidade da respetiva aplicação funcionar em telemóvel.

Para as escolas, a Alerta Tvedras está a funcionar ligada ao Portal da Educação de Torres Vedras, onde está disponível o formulário respetivo.