No dia 10 de abril, sexta-feira, às 21h30, o Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras acolhe a realização de uma sessão especial do projeto “Conversas com Pais”, subordinada ao tema: “Na casa dos Avós…”. Nesta sessão especial onde, além dos pais e encarregados de educação, se convidam os avós, a palestra será dada por Cristina Fonseca.

“Em todas as famílias há uma espécie de refúgio e referência a que chamamos avós.

A casa dos avós é dos lugares mais mágicos da história, normalmente vive por lá o contador de histórias mais dedicado do mundo e a melhor cozinheira que a nossa memória encontra.

Mas há vários tipos de avós e vários tipos de netos. Há até avós que são pais e netos que se tornam filhos. Na palestra “Na casa dos avós…” falaremos da noção de família, de lar, de transmissão de valores, das regras (que os avós também quebram) de amor e de tempo. Tempo para amar.

Esta será uma noite especial dedicada a toda a família, mas sobretudo àqueles que, para as crianças, são fonte de carinho inesgotável, que têm toda uma vida, experiência e sabedoria para partilhar…os avós.”

Cristina Fonseca

Psicologia Comunitária e Proteção de Menores pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; Especialização em Psicologia Escolar pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Parent Group Leader – The Incredible Years, Seattle; Speaker na área da juventude e da família. Na área social é Presidente de Direção da QUERO-TE MUITO e fundadora do projeto de Empowerment Familiar “Famílias Felizes”. Na área organizacional e empresarial é Consultora e Formadora no Work&Family Balance. É autora do livro “Os avós conseguem sempre que seja verão”, um livro infantil de homenagem ao seu avô, tendo um novo livro a caminho, dedicado à vontade em ser feliz, em família e na vida.

Gosta de caminhadas e de mil-folhas, de fotografia e de animais. É crente em si, nos outros e fundamentalista da inteligência do coração.

“CONVERSAS COM PAIS – O PROJETO

A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente.

Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais. Em sessões mensais, com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é proporcionada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

“Conversas com Pais” tem continuidade no dia 15 de maio, com uma sessão dedicada ao tema “Brincar é preciso! A importância do brincar no desenvolvimento da Criança”, com Carlos Neto.