Sentir Especial é um programa contínuo de atividades culturais criado pela Câmara Municipal de Torres Vedras para públicos com necessidades educativas especiais.

Pretende-se, com este programa, proporcionar momentos especiais e de cumplicidade entre os membros das famílias participantes e promover a relação entre as diferentes famílias que sustente uma partilha para além deste “Sentir Especial”…

As próximas ações previstas são as seguintes:
17 JANEIRO | 21h30 | Crinabel Teatro “A cantora Careca” | Teatro-Cine de Torres Vedras
“Saímos da sala dos Smith e ocupámos o jardim. Foi chegando gente. Uns passaram rapidamente, outros instalaram-se para sempre na anarquia de uma burguesia decadente. São 50 minutos à procura de um código para comunicar. A falha é inevitável. Não nos entendemos…nunca nos entendemos… O Teatro abandonou-nos como nunca e ficámos dependentes da sorte, da tentativa, de nós mesmos.
Resta-nos rir. Rir muito! Para que ninguém perceba que nunca nos entendemos. Como?”

Ficha técnica e artística:
“A Cantora Careca [Eugene Ionesco, 1950] que nos é apresentada como uma comédia do absurdo, é na verdade uma tragédia da linguagem, um exercício de não comunicação. Todo o texto se transforma num grande jogo, as personagens marionetes, o Teatro questionado até ao limite da anarquia. E é nessa liberdade que nos encontramos com este texto. Não pelo prazer de o decorar, mas pela fome de o transformar.”

Encenação: Marco Paiva
Assistência de encenação: Tiago Gonçalves e Milu Neto
Textos: Eugene Lonesco e Crinabel Teatro
Destinatários: M/12
Preço: 5€

24 JANEIRO | 15h30 | “Floresta d`água” – O conto e o canto | Biblioteca Municipal de Torres Vedras
“História musicada a partir da obra «A floresta d`água» do compositor Jorge Salgueiro. A temática desta oficina prender-se-á com a necessidade que temos de proteger o meio ambiente e a natureza que existe no nosso planeta. Será contada uma história que, juntamente com a experimentação de vários instrumentos, a audição de excertos musicais e outros cantos, conduzirá os ouvintes a uma melhor compreensão da história.”

Conceção e orientação: Pedro Simão Vaz
Destinatários: Até 10 famílias, com crianças até aos 4 anos.
Duração: 40 a 60 minutos.
28 FEVEREIRO | 15h30 | “O mistério das cores!” -Oficina de Ciência| Biblioteca Municipal de Torres Vedras
“Através de um olhar prático, realizando experiências científicas simples, partimos à descoberta do mistério das cores. Construindo um pião mágico, vamos juntar algumas cores e construir os nossos tons preferidos. Será que uma solução roxa muda pode mudar de cor com a adição de um componente ácido ou alcalino? De que cor é a lava de um vulcão? E se simulássemos uma erupção vulcânica com as nossas cores preferidas!”

Conceção e orientação: Olinda Almeida
Destinatários: Até 10 famílias, com crianças até aos 4 anos.
Duração: 40 a 60 minutos.

14 MARÇO | 15h30 | “O meu papá é grande, é forte, mas… ” – Leitura Animada| Biblioteca Municipal de Torres Vedras
“Aproveitando o facto de, no mês de março, se celebrar o Dia do Pai contaremos a história «O meu papá é grande, é forte, mas…» de Coralie Saudo, musicada por Pedro Simão Vaz e interpretada por Sara Rodrigues.
No decorrer da atividade serão utilizados vários instrumentos musicais, disponibilizados às crianças, que os poderão experimentar. Pretende-se com a atividade dar um enfoque especial às relações familiares.”

Conceção e orientação: Serviço Educativo da BMTV e Pedro Simão Vaz
Destinatários: Até 10 famílias, com as suas crianças, a partir dos quatro anos.
Duração: 45 a 60 minutos
As inscrições devem ser efetuadas com um mínimo de três dias de antecedência:

Biblioteca Municipal de Torres Vedras, tlf.: 261 310 460, e-mail: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt

Teatro-Cine de Torres Vedras, tlf.: 261338131 ou teatro.cine@cm-tvedras.pt

Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt