O SPLIU – Sindicato Nacional de Professores, estrutura sindical independente, vai realizar em Torres Vedras, nos dias 26 e 27 de junho, um Seminário Nacional, subordinado ao tema “4 Anos – 4 Desafios” Os Quatro Grandes Desafios da Política Educativa do Próximo Governo. Esta iniciativa tem como objetivo marcar a agenda da política educativa, evidenciando as atuais preocupações na educação, que, seguramente, transitarão para a próxima equipa ministerial.

O SPLIU é realizado na expetativa de que as opiniões dos especialistas convidados se confrontem neste Seminário, no sentido de elencarem perspetivas sistémicas e integradas que possam eventualmente contribuir para minimizar ou resolver os problemas que afetam atualmente a educação, a escola e os docentes.

O SPLIU pretende que o futuro Governo / Ministro(a) da Educação enfrente os “4 anos – 4 Desafios” numa outra perspetiva e com uma renovada política educativa capaz de dar resposta adequada aos múltiplos desafios de uma sociedade cada vez mais globalizada e tecnológica.

 

SÍNTESE DO PROGRAMA:

O Painel 1, com o título “Liberdade de Escolha”, será moderado pelo Pe. Vítor Melícias e contará com a participação de Fátima Morais, Fernando Adão da Fonseca e Jofre Justino.

O Painel 2, intitulado “A Descentralização da Educação”, será moderado por Laura Rodrigues, e nele participarão Clara Cruz, Filinto Lima e Isidro Figueiredo.

No Painel 3 participarão João Grancho, Manuel Miguéns, António Amaro e Jorge Ascensão que discutirão a “Qualificação dos Cidadãos”, num painel moderado por Flávia Calçada.

O Painel 4, moderado por Anselmo Vieira, intitular-se-á “A Gestão dos Recursos Humanos na Educação Face às Alterações Sociais” terá a participação de Luís Tinoca, João Couvaneiro e António Ramos.