A Rede Nacional de Ecovias trata-se de um projeto em desenvolvimento desde 2011, que percorre todo o concelho de Torres Vedras. O primeiro roteiro turístico foi apresentado no mês de maio, com rotas de longa distância a serem percorridas por bicicleta em Portugal.

Com mapas de elevada definição, fotos, dados técnicos e trilhos para aparelhos de GPS, este road book conta já com cerca de 1025 km de rotas definidas, de uma rede que se estima que venha a ter 8 mil km identificados até 2020.

Este projeto inclui um roteiro turístico com toda a informação útil ao viajante em bicicleta: informação de cada etapa; onde dormir; onde comer; pontos de interesse a visitar; lojas e oficinas de bicicleta; gastronomia e tradições; e números de emergência. Tem sido desenvolvido em parceria com as autarquias, contribuindo para o aumento das taxas de ocupação de hotelaria e de restauração, o que oferece maior visibilidade às regiões.

O concelho de Torres Vedras, nomeadamente por meio da Ecovia do Sizandro, é parte integrante da Ecovia 1 da referida rede, a qual percorrerá no futuro toda a costa atlântica oeste de Portugal, desde Valença do Minho até Vila do Bispo, sendo que atualmente já se encontram identificadas as secções do Porto a Cascais e de Vila Nova de Milfontes a Vila do Bispo.