O projeto «Torres Vedras, Memórias do Século XX» aborda as principais dinâmicas e transformações sociais do Centro Histórico de Torres Vedras no decurso do século XX, com particular enfoque entre as décadas de 20 e de 70.

Teve o seu arranque em 2012, resultando do encontro de ideias e vontades entre a direção da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras e o sociólogo Jorge Ferreira, colaborador da Associação, coordenador do projeto e realizador do documentário com o mesmo nome.

O documentário «Torres Vedras, Memórias do Século XX» compreende duas partes, cujo território memorial é o Centro Histórico da cidade. A primeira, centrada nos quotidianos, constitui a narrativa das experiências de vida de figuras emblemáticas e simbólicas que, assim, exprimem o modus vivendi da sua época. A segunda, pela mediação dos testemunhos citados, procura centrar-se na importância e no lugar que diversas instituições ocuparam e ocupam no tecido social e cultural torriense.

Do projeto «Torres Vedras, Memórias do Século XX» consta, para além do documentário homónimo, a construção e disponibilização pública de um repositório online, que poderá ser consultado por entrevista ou por temática, de acordo com os interesses dos utilizadores.

O documentário estará concluído para visionamento até ao final de 2015. O repositório será lançado no decorrer do primeiro semestre de 2016.

LINK DE APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: https://youtu.be/gMav4hP-39k