«O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá?» vai ser apresentado na próxima sessão das Conversas com Pais, pelo seu autor, Jorge Rio Cardoso, a qual se realizará no dia 5 de dezembro, pelas 21h30, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

Este livro baseia-se no projeto homónimo, criado em 2008, com um objetivo: combater o insucesso escolar em Portugal, oferecendo aos jovens ferramentas para poderem construir o seu próprio método de estudo e alcançar bons resultados. Com uma linguagem simples, descomplicada e direta, este livro reúne as ferramentas práticas e teóricas para se alcançar o sucesso escolar pois, como afirma o seu autor, “muitos dos que não aproveitam os ensinamentos ministrados nem sempre o fazem por mal, ou por preguiça, mas antes por falta de um método eficiente de estudo, por desmotivação ou mesmo por falta de objetivos”.

Nesta sessão os pais verão a importância do seu papel, recolhendo conselhos para o acompanhamento dos seus filhos; os professores receberão sugestões para tornar a escola e as aulas mais apelativas e interessantes; e os alunos terão a oportunidade de aprender, entre outras coisas, a organizar o estudo, comportar-se na escola e a evitar os erros frequentes.

De referir que os métodos do programa “Ser bom aluno” foram postos à prova e os resultados mostram que quem seguiu os seus conselhos melhorou as notas: num total de 588 alunos, de 24 escolas do país, registou-se uma melhoria de cerca de 30% nos resultados respetivos.

Recorde-se que o projeto Conversas com Pais foi criado em 2007 pela Câmara Municipal de Torres Vedras com o objetivo de apoiar as famílias na educação parental. Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais.