O projeto Conversas com Pais regressa no próximo dia 7 de novembro com uma sessão que terá como tema “O meu filho está a crescer bem? Devo-me preocupar?”.

Esta sessão, cujo orador será o pediatra Tiago Proença dos Santos, tem como mote: Desenvolvimento e aprendizagem: compreender para intervir.

Em relação a esta temática é referido que: “Qualquer pai procura que os seus filhos se realizem plenamente. Para esta realização se dar, é fundamental compreender que além do crescimento é importante acompanhar o desenvolvimento da criança. Por crescimento entende-se o aumento de peso, altura, etc. Já o Desenvolvimento representa o processo através do qual um recém-nascido completamente dependente adquire competências (sentar, pegar em objetos, gatinhar, falar, andar, ler, escrever…) que lhe permitem atingir a plenitude das capacidades que se esperam de um adulto. Este processo complexo pode ter inúmeras dificuldades. O “atraso mental”, o autismo, o Síndrome de Asperger, a dislexia, as dificuldades de aprendizagem, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção, são algumas das patologias que entraram no léxico corrente, mas que muitas vezes não são totalmente entendidas. Os avanços que ocorreram nos últimos anos, nomeadamente as novas nomenclaturas levam a que mesmo professores e técnicos envolvidos nos cuidados destas crianças tenham dúvidas e questões de como ajudar as crianças e as famílias. Vamos discutir o desenvolvimento normal, quais os sinais de alarme e procurar como podemos intervir”.

“O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá?” será o tema da próxima sessão do projeto Conversas com Pais, a realizar no dia 5 de dezembro, que terá como orador Jorge Rio Cardoso, que apresentará na ocasião o seu livro homónimo.

Recorde-se que o projeto Conversas com Pais foi criado em 2007 pela Câmara Municipal de Torres Vedras com o objetivo de apoiar as famílias na educação parental. Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua…

Mais informação sobre este projeto pode ser obtida no Portal da Educação de Torres Vedras (acessível em: http://www.educacaotorresvedras.com).