A decorrer entre novembro de 2015 e junho de 2016, o programa Festa Sénior resulta de uma parceria entre os Municípios de Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras e as Instituições Particulares de Solidariedade Social dos 4 municípios.
O programa beneficia ainda do contributo de outros parceiros que, pela sua missão e vocação, se associam a esta iniciativa.
São objetivos da Festa Sénior fomentar a participação social ativa e continuada dos seniores e proporcionar a fruição dos recursos culturais, lúdicos e pedagógicos existentes nos vários municípios envolvidos.
Todas as atividades são de acesso gratuito, mas a participação implica sempre inscrição prévia.

O Programa da Festa Sénior 2015/2016 é o que a seguir se apresenta:

Notas D`Outono

6 Dezembro 2015 – Domingo

Local: Casa da Cultura da Ponte do Rol – Torres Vedras

Horário: 15h00 – 18h00

VI Encontro de coros seniores dos Municípios de Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Coros participantes:

– Grupo Coral do Cadaval

– Coro Municipal da Lourinhã

– Coro do Clube Sobral Sénior Ativo

– Coro da Associação de Reformados do concelho de Torres Vedras

– Coro do Lar de São José

– Grupo Coral Cant`Art

 

 

Histórias Cultivadas

Tema: A grandeza das pequenas coisas

26 Janeiro – Terça-feira – Cadaval

8 Março – Terça-feira – Lourinhã

15 Março – Terça-feira – Torres Vedras

14 Junho – Terça-feira – Sobral de Monte Agraço

Horário: 14h30 – 16h00

Vamos, juntos, falar dos livros que usam as palavras que os compõem para nos aproximarem das personagens e cenários do  mundo rural. A cultura alarga-se assim às  “culturas” da horta, dos vinhedos e pomares. Num diálogo igualitário,  e ao som de um violino,  estamos certos ser possível cultivar a inteligência e recuperar a perda de sentido.

 

Baile de Carnaval

8 Fevereiro 2016 – Segunda-feira

Local: Pavilhão Multiusos de Torres Vedras

Horário: 15h00 – 18h00

Baile e concurso de máscaras subordinado ao tema do Carnaval de 2016: “Figuras e Figurões”.

Marcarão também presença no Baile os Zés Pereiras, Cabeçudos e o comboio turístico que estará disponível para levar os interessados a passear pelo circuito do Carnaval e a ver de perto os carros alegóricos.

 

 

IV Congresso de Envelhecimento Ativo

“Saúde Mental e Demências”

9 Março 2016 – Quarta-feira

Local: Auditório dos Paços do Concelho  – Cadaval

Horário: 9h30 – 17h30

Espaço de reflexão e partilha de experiências e conhecimentos que repousa na intenção de olhar o envelhecimento numa perspetiva positiva e otimista.

 

 

Baile da Pinha

17 Março 2016 – Quinta-feira

Local: Pavilhão Multiusos de Torres Vedras

Horário: 14h30 – 18h00

Recuperação de uma tradição antiga em que, associando uma tarde de música e dança será exposto no teto um engenho em forma de pinha do qual saem diversas fitas que serão escolhidas pelos vários pares participantes do concurso, sendo que apenas uma delas abre a pinha.

Contacto para inscrições/ informações: 261 332 267

 

Visita guiada seguida de concerto

20 Março 2016 – Domingo

Local: Igreja de Santo Quintino – Sobral de Monte Agraço

Horário: 14h30 – 16h30

Mandada construir por D. Manuel I em 1520 a Igreja de Santo Quintino é um monumento da fase final da arquitetura manuelina e um autêntico museu do azulejo, em que figuram padrões únicos. Monumento nacional que será palco de uma visita guiada seguida de um concerto.

 

 

Música e Dança – Espetáculo de Fado e flamengo

30 Março – Quarta-feira

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

Horário: 14h30 – 16h00

“(…) O Flamenco e o Fado são as duas artes, únicas na sua singularidade mas também magicamente complementares, que escolhi por instinto como instrumento pessoal de debate naquela que é a minha (re)construção identitária. Este espetáculo conta com a presença de vários fadistas convidados, como Catarina Rosa, Diana Vilarinho e Miguel Ramos a quem muito agradeço por terem sido capazes de emprestar a sua maravilhosa “identidade” a esta viagem!”

Marta Chasqueira

 

Peça de Teatro pelo grupo de teatro T `Amal

“Casa com escritos”

17 Abril 2016 – Domingo

Local – Auditório AMAL – Lourinhã

Horário: 15h00 – 17h00

Casa de escritos é uma farsa em um ato que decorre nos primeiros anos da República em Portugal, marcados por grande instabilidade política.

Os que não aceitaram a mudança organizaram-se e liderados por Paiva Couceiro, com o forte apoio da cidade de Chaves, criaram as forças monárquicas conhecidas por Couceiristas (ou Talassas) que, com atentados e revoltas, lutaram contra as forças republicanas e tentaram instaurar o antigo regime.

 

Festa da Primavera

27 e 28 Abril 2016 – Quarta e Quinta-feira

Local – Pavilhão Multiusos de Torres Vedras

Horário: 14h30 – 17h30

Festa de comemoração da primavera com duas tardes repletas de atividades e animação 27/11 – Baile com conjunto musical

28/11 – Desfile e concurso alusivo à Primavera com materiais reciclados.

Ambas as tardes decorrerão num espaço que reúne Quermesse, Ateliês e Bar.

 

Comemorações do dia da Europa

2 a 12 Maio de 2016

Como forma de celebrar o Dia da Europa, os quatro Municípios em parceria com Centro de Informação Europe Direct Oeste promovem mais uma vez uma série de atividades descentralizadas que têm como principal objetivo capacitar e chamar a atenção dos seniores para as questões relacionadas com a integração de Portugal na União Europeia.

 

 

Visita guiada ao Museu Municipal do Cadaval e Moinho das Castanholas

2 Junho 2016 – Quinta-feira

Local: Cadaval

Horário: 10h00 I 11h30h I 14h30 I 15h30

Em plena vila do Cadaval situam-se o Museu Municipal que mostra a evolução do território desde os tempos mais antigos até aos mais recentes, num percurso que abrange a Paleontologia, a Arqueologia, a História e o Património Cultural do Concelho do Cadaval e o Moinho das Castanholas, extraordinário exemplar de um moinho de armação metálico, construído no início dos anos 50 do século XX.

 

Visita guiada ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

03 Junho 2016 – Sexta-feira

Local: Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro – Lourinhã

Horário: 15h00 – 17h00

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro foi inaugurado a 21 de agosto de 2008, durante as comemorações do Bicentenário da Batalha e localiza-se na colina do Vimeiro, junto ao Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário.

Estrategicamente construído, o Centro permite ao visitante uma visão quase integral do campo da batalha permitindo ainda congregar peças museológicas, artefactos arqueológicos, documentos de época e conteúdos virtuais com uma forte componente interativa.

 

Visita guiada ao Parque do Choupal, Ermida de Nossa Senhora do Ameal e Atelier dos brinquedos

17 Junho de 2016 – Sexta-feira

Local: Torres Vedras

Horário: 14h30 – 16h30

Nos dias 26 e 27 de Setembro, Torres Vedras assistiu ao (re)nascimento de uma das zonas mais importantes da cidade: o Parque Urbano do Choupal.

Nesta visita propomos uma viagem cultural e lúdica pela história e memórias deste espaço assim como uma visita guiada ao ateliê dos brinquedos e Ermida de Nossa Senhora do Ameal.

 

Ciclo de tertúlias

Os seniores e as demências

Local: Campus Neurológico Sénior

A doença de Alzheimer, a par de outras demências, afeta sobretudo idosos, mas também os familiares, os cuidadores e as pessoas mais próximas.

Considerando a necessidade de contribuir para a melhoria da intervenção nesta área os Municípios em parceria com o Campus Neurológico Sénior e o programa Incluir + levam a efeito um ciclo de tertúlias direcionadas a seniores, cuidadores e coordenadores técnicos que pretendem ser espaços de discussão e partilha orientadas por profissionais especializados.