As sonoridades dos italianos Pietro Adragna Ensemble vão ser a proposta do terceiro concerto no Teatro-Cine de Torres Vedras do 11.º festival Acordeões do Mundo, o qual terá lugar no próximo dia 7 de novembro, pelas 21h30.
O Pietro Adragna Ensemble nasceu em 2010, constituído pelo campeão mundial de acordeão Pietro Adragna, pelo percussionista eclético Sergio Odori e pelo baixista manouche Mirco Capecchi.
O seu repertório, que é fortemente caraterizado pelo estilo Varieté, tem sido enriquecido com arranjos originais do tango argentino de Piazzolla e por prelúdios de ópera de Rossini, abrangendo ainda melodias famosas e imortais revisitadas, para além das composições originais.
Na longa lista de compositores interpretados por este grupo estão obviamente os mestres do acordeão, como Jérôme Richard, Richard Galliano ou o já citado argentino Astor Piazzolla, até porque todos eles ajudaram a elevar a música deste instrumento de forma gloriosa, a qual se espalhou por países das mais diversas tradições.
O Pietro Adragna Ensemble leva os ouvintes até à música radical contemporânea, sendo caraterizado por uma reinvenção constante, com muitas improvisações extemporâneas.
Mesmo a ordem das músicas constantes dos programas dos seus espetáculos é definida no curso da execução dos mesmos, de acordo com o humor e o gosto dos músicos.
Os concertos desse trio têm sido aclamados nos diversos locais do mundo por onde têm passado.
O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto do Pietro Adragna Ensemble no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros. Podem ser adquiridos na Bilheteira Online, no Posto de Turismo de Torres Vedras, no Posto de Turismo de Santa Cruz e no Teatro-Cine de Torres Vedras.
De referir que o preço do passe para os quatro concertos da edição deste ano dos Acordeões do Mundo é de €15, beneficiando os detentores de Cartão Jovem e Cartão Sénior de 50% desconto.