Realizou-se no passado dia 19 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança”, que contou com a presença de diversos Autarcas, Direções Escolares, e cerca de 140 alunos e professores das 21 escolas finalistas.

 
A iniciativa teve início em novembro de 2014, caracterizou-se pela realização de actividades pedagógicas relacionadas com eficiência energética onde participaram 43 Escolas, 30 mil alunos e mais de 120 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 24 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Seixal, Odivelas e Sintra.

 
Participaram na cerimónia Humberto Marques, o Presidente da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável, Pedro Folgado, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, assim como o Professor António Sá da Costa, Presidente da Associação Portuguesa De Energias Renováveis – APREN, dando o seu contributo e experiência na área da educação, energias renováveis, liderança e visão de futuro aos jovens presentes.

 
Na sessão, foram apresentadas, por cada escola, réplicas de turbinas construídas com materiais reutilizados tendo anteriormente sido também sensibilizados para a gestão eficiente dos recursos naturais, gestão da água e da conservação da biodiversidade, através da EPAL e do GEOTA.
O projecto culminou com a atribuição de prémios finais, nomeadamente microturbinas eólicas aos vencedores, uma sala LED como prémio de mérito aos finalistas e uma visita ao Centro Ecológico Educativo do Paúl da Tornada para a réplica de turbina mais criativa.

 
Dez escolas vencedoras irão receber uma microturbina eólica cada, tendo sido premiadas as seguintes: Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha; Agrupamento de Escolas de Peniche; Agrupamento de Escolas Fernão do Pó; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Externato de Penafirme da área de abrangência da OesteSustentável (5); Colégio Senhor dos Milagres; Colégio de Cidade Roda; Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel e Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal da área de abrangência da Enerdura (4); e a Escola Básica de Vale de Milhaços da AMESeixal (1).

 
Como forma de premiar a excelente empenho demonstrado por parte dos alunos, foram também atribuídos prémios de mérito às restantes escolas finalistas, nomeadamente a substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula, por iluminação a LED.

 
Ambos os prémios possibilitarão uma poupança em 10 anos, na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de 300 t de CO2, nas 21 escolas e gerando uma poupança de cerca de 100 000EUR.