A partir de segunda-feira o Terminal Rodoviário de Torres Vedras vai começar a funcionar no Parque Regional de Exposições. A medida foi anunciada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, tal como o inicio das novas regras de estacionamento na cidade.
O novo Terminal, que custou cerca de 350 mil euros, começa a funcionar já no dia 6, com o objectivo de facilitar o transito no centro da cidade, reduzindo as filas de trânsito nas horas com maior tráfego e libertando mais estacionamentos, isto porque mais de 60% dos utentes que utilizavam os transportes publicos na ligação Torres Vedras-Lisboa deixavam o carro estacionado na cidade.
Com a saída do terminal da Avenida General Humberto Delgado a autarquia espera conseguir ter disponiveis 1.400 lugares de estacionamento gratuitos no centro da cidade.
A Barraqueiro já fez saber que não vai existir mudanças nos horários , apenas o trajecto será diferente pois os autocarros passam a subir a Rua Teresa de Jesus Pereira e vão existir novas paragens ao longo do trajeto.
Quanto à questão do estacionamentos, quem quiser estacionar no centro da cidade vai ter de pagar, mas encontra estacionamento gratuito nos parques periféricos. O novo plano tem as finalidades de assegurar lugares para os moradores e reordenar o estacionamento, evitando segundas filas e criando zonas de estacionamento prolongado e outras de rotação rápida para quem vai às compras ou aos serviços.
O novo sistema prevê a existência de 4.013 lugares para residentes, 3.408 lugares gratuitos nos parques periféricos ao centro histórico e 5.608 lugares pagos, sendo 1.096 de rotação rápida. Os residentes vão pagar a quantiade cinco euros por dois anos, tendo a autarquia emitido 3.000 cartões de residentes.
A tarifa a pagar pela primeira hora de estacionamento passa de 0,60 para 0,30 euros, sendo 0,50 euros a segunda hora e um euro as restantes.
A medida tem como objetivo reduzir o tráfego automóvel no centro da cidade e incentivar alternativas de mobilidade mais amigas do ambiente e da saúde.