O Município de Torres Vedras recebeu no Fórum CIVITAS 2014, que se realizou de 23 a 26 de setembro, em Casablanca, (Marrocos), um prémio de boas práticas na área da mobilidade sustentável atribuído pela Rede Civitas.

Essa distinção, que correspondeu ao 3.º lugar na categoria 1 (Inovação Tecnológica) dos Prémios CIVITAS 2014, foi atribuída devido à implementação dos sistemas de gestão de estacionamento e de bicicletas públicas urbanas de Torres Vedras.
Recorde-se que que os Prémios CIVITAS são uma oportunidade para destacar os esforços mais ambiciosos, inovadores e bem-sucedidos no domínio da mobilidade urbana sustentável. Os vencedores dos mesmos são destacados como exemplos de excelência, no intuito de que possam orientar e estimular cidades em toda a Europa na procura de uma mobilidade sustentável.
De referir que no Fórum CIVITAS 2014 estiveram representadas cidades, universidades, especialistas e membros da Comissão Europeia.
O tema da iniciativa incidiu na “Mobilidade Urbana e Inclusão Social – Planeamento das Acessibilidades para Cidades mais Sustentáveis”, com especial enfoque na dinamização de parceiros africanos e asiáticos.
Ao longo dos três dias do evento foram realizadas vinte sessões paralelas e workshops.
A par de Torres Vedras foram distinguidas as cidades de Málaga, Sabadell, Bremen, Odense, Tallinn e Brighton.
De referir que a iniciativa CIVITAS, lançada em 2002, visa a troca de ideias e experiências entre políticos, técnicos e profissionais, com o objetivo de promoção de uma mobilidade urbana sustentável.