O Município de Torres Vedras esteve presente no I Congresso Internacional de Segurança e Turismo Sustentável.

Realizado na Corunha (Espanha), entre os dias 24 e 26 de abril, este congresso trouxe a debate as principais temáticas relacionadas com a segurança aquática em zonas costeiras e a sua relação com o turismo sustentável.

Estiveram em discussão no evento os diversos modelos de prevenção e socorro passíveis de instalar em zonas balneares, bem como os respetivos equipamentos, as competências dos agentes locais e das instituições nacionais e internacionais nas mesmas, assim como a responsabilidade social do cidadão assente no conhecimento sobre primeiros socorros.

O Município de Torres Vedras teve na ocasião a oportunidade de apresentar o Projeto Praia Segura o qual, recorde-se, consiste no patrulhamento da costa do concelho de Torres Vedras, com especial incidência nas praias não concessionadas, por uma viatura devidamente equipada. Implementado desde 2009, este projeto foi até ao final da última época balnear responsável por 237 intervenções, a grande maioria relacionadas com situações de socorro a náufragos e prestação de primeiros socorros.