Os vencedores dos concursos dos festivais do vinho e do pastel de feijão realizados no âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras foram conhecidos no dia 14 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, no decorrer da Final do Festival das Vindimas.

Relativamente ao concurso “O Vinho Tinto e Branco de Torres Vedras”, o qual teve a orientação técnica do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Dois Portos, os vencedores foram: Mirante 2014 (Vinho Regional de Lisboa. Adega Cooperativa de Carvoeira, C. R.L.), na categoria de brancos; e Quinta da Cidadoura – Seleção do Enólogo 2013 (Vinho Regional de Lisboa. Santos & Santos Companhia de Vinhos, S.A.) na de tintos. Estes vinhos serão por isso utilizados pela Câmara Municipal de Torres Vedras nas suas ofertas institucionais durante o próximo ano.

Participaram ainda neste concurso: Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa, Lda; João Melícias – Unipessoal, Lda; Adega Cooperativa de Dois Portos, CRL; Vinhas do Portuxo, Lda; Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, CRL; e Adega Mãe – Sociedade Agrícola. Lda.

Relativamente ao concurso “Pastel de Feijão de Torres Vedras”, o qual contou com a orientação técnica da associação Qualifica/Origin, a marca premiada este ano foi: Maria Adelaide R. Silva, do produtor José Esteves.

Esta marca será assim durante o próximo ano utilizada nas ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Participaram ainda neste concurso: Brasão; Coroa; Carmitas; Império; Serra da Vila; Doce do Oeste; O Segundo; Sotopal; Pãozinho da Avenida; Pastelão; Pérola do Atlântico; Pastelaria Flor; e Cantinho Amarelo.

De referir que os dois mencionados concursos decorreram de provas cegas.

Já o concurso “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” realizou-se no âmbito de uma ação pública que decorreu na tarde do dia 11 de novembro no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, tendo também contado com a orientação técnica da associação Qualifica/Origin. Foi ganho por Luiz Silva.

Participaram ainda neste concurso: Bruna Gomes (Terras de Dinossauros); João Dias (Flor Pasteis de Feijão); Catarina Bernardes (Escola de Serviços e Comércio do Oeste); e Eusébio Marques (Uma Tradição no Sabor).