Livros ao Colo vão continuar a ser proporcionados na Biblioteca Municipal de Torres Vedras nos últimos sábados do mês.
Recorde-se que este projeto destinado a bebés foi criado a pensar na promoção da leitura desde os primeiros anos de vida, permitindo a pais ou a outros adultos cuidadores a aquisição de novas competências ao nível da mediação do livro. Isto até porque: “As leituras verdadeiramente vividas, facilmente, se transformam em boas memórias, em hábitos e rotinas que caraterizam famílias saudáveis e felizes”.
São objetivos específicos deste projeto: permitir a descoberta e familiarização com o livro; estimular a criatividade e fantasia dos bebés, mediante a exploração do livro e de dinâmicas de expressão artística, nomeadamente a expressão plástica, a corporal e a musical; promover competências de linguagem e comunicação, que suportem a aprendizagem da leitura, contribuindo para a formação de novos leitores; promover o desenvolvimento da interação entre os bebés e seus acompanhantes, criando laços de afetividade no momento da leitura; e facultar ferramentas de apoio às famílias para darem continuidade às ações de leitura em ambiente familiar.
As próximas ações no âmbito do Livros ao Colo, que têm lugar na Sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, pela 16h30, são a seguintes:
A lagartinha muito comilona
“À luz da Lua, um pequenino ovo descansava numa folha. Num domingo de manhã o sol quente chegou e PLOC!…, de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada”.
Destinatários: bebés dos 19 aos 36 meses
Data: 25 de outubro