“Figuras, Figurinhas e Figurões”-  40 anos de Caricatura de António – é a exposição que estará patente de 23 de janeiro a 20 de fevereiro na Sala 2 da Paços- Galeria Municipal de Torres Vedras.

 

Desta mostra fazem parte 62 cartoons de António, escolhidos entre os mais de 20 mil publicados nos últimos 40 anos, no jornal Expresso. Poderão ser vistos alguns dos trabalhos mais polémicos de António, bem como o cartoon com que iniciou a sua carreira, e que foi publicado no jornal A República a 16 de Março de 1974, o dia do Golpe das Caldas da Rainha.

 

Esta mostra integra a coleção dos “Figurões”, formada por Eusébio, Mário Soares, Barack Obama, Papa Francisco e Ângela Merkel  e que foi criada pelo cartoonista e produzida na Fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.
Pode ainda ser apreciada a coleção de chávenas “Viagem”, produzidas pela Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, que são decoradas com as caricaturas de figuras portuguesas da música, pintura, literatura e cinema. Estas foram criadas por António e dão vida à estação do Metro do Aeroporto de Lisboa.

“Figuras, Figurinhas e Figurões” faz parte do programa de comemoração dos 90 anos da Gazeta das Caldas e é gentilmente emprestada por esta instituição e pelo autor à Paços- Galeria Municipal de Torres Vedras, onde pode ser visitada até 20 de fevereiro de 2016.