A 3.ª edição do Festival do Vinho de Torres Vedras realiza-se de 25 de outubro a 11 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras.
No âmbito deste festival estará em permanência uma mostra e venda de vinhos de Torres Vedras assistida por promotoras com formação específica. Estarão representados os seguintes produtores: Sociedade de Vinhos do Casal Castelão, Lda; Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa, Lda; Sociedade Vinícola do Formigal, Lda; Santos & Santos, Lda; João Melícias – Unipessoal, Lda; António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda; Adega Cooperativa da Carvoeira, CRL; Adega Cooperativa de Dois Portos, CRL; Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, CRL; Vinhas do Portuxo, Lda; AVA – Associação para Valorização Agrária; Sociedade Agrícola Quinta da Casa Boa, Lda; Vale da Capucha – Agricultura e Turismo Rural, Lda; e Adega Mãe – Sociedade Agrícola. Lda.
Aos fins de semana haverá produtores em destaque num espaço orientado para o efeito em que os mesmos evidenciarão as suas referências dinamizando a sua marca.
Integrado neste festival realizar-se-á de novo o Concurso “O Vinho Tinto e Vinho Branco de Torres Vedras do ano”, orientado tecnicamente, como sempre, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Dois Portos. O anúncio dos vencedores desse concurso acontecerá no dia 8 de novembro, pelas 21h30, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras. Os vinhos vencedores (branco e tinto) serão utilizados durante um ano nas ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Também nessa ocasião será apresentado o concurso de design packing “Torres Vedras Wine in a Box”. Neste concurso os candidatos são convidados a criar uma embalagem exclusiva para duas garrafas de vinho, uma de tinto e uma de branco, adaptável aos formatos 0,75 litros e 1 litro, com o objetivo de “vestir” as referidas ofertas institucionais. O tema de inspiração da iniciativa é: “Torres Vedras – terra de vinhas e vinhedos com cheiro a mar atlântico”.
Recorde-se que o concelho de Torres Vedras é o maior produtor de vinho do pais, razão também pela qual a Câmara Municipal de Torres Vedras há três anos a esta parte organiza aquele festival que pretende igualmente enaltecer a qualidade dos vinhos locais, valorizando o trabalho desenvolvido pelos seus produtores.
Mais informações sobre o Festival do Vinho de Torres Vedras podem ser consultadas no site das Festas da Cidade de Torres Vedras (em: www.torresvedrasemfesta.com).
Estas festas são organizadas pelo Município de Torres Vedras, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e têm como água oficial as Águas do Vimeiro.