De 6 a 9 de novembro Grândola volta a ser a capital do chocolate. O certame que vai já na oitava edição aposta novamente na realização de Show Cook, um espaço equipado e destinado à realização e demonstração de trabalhos ao vivo e degustações e que este ano conta com participação especial das Juntas de Freguesia do Concelho que darão a conhecer quatro doces característicos da região.
No primeiro dia da Feira de Chocolate a Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra apresenta o típico “Bolo das Rosas”. Na 6ª feira será a vez da Freguesia de Azinheira dos Barros mostrar como se fazem os “Rebuçados Artesanais”. No mesmo dia a Chocolatier Céu Carvalho e Bruno Silva apresentam e dão a provar sobremesas e bebidas de e com chocolate.
No sábado, a Junta de Freguesia do Carvalhal vai confeccionar as queijadas de batata-doce, um dos produtos com maior significado na economia desta freguesia. Durante a tarde e noite, poderá ainda degustar a “Cela de Leitão à Bairrada com molho de chocolate apimentado”, “Saladinha de romã e vinagrete de espumante” e “Chamuças cheias de mousse de cacau 100%” preparadas pelos Chefs Manuel Alexandre e Tony Salgado do Pestana Cidadela Cascais e, para terminar prove os vinhos tintos e moscatel com chocolate numa combinação preparada pelo Mestre Chocolatier Paulo Santos e a Adega Brejinho da Costa.
No último dia do certame, no espaço do Show Cook vai ter lugar o lançamento nacional de “Glugarfree”, um subproduto de panificação, da autoria do mestre Chocolatier Paulo Santos, feito a partir de farinhas específicas para celíacos e produzido com chocolate para diabéticos.
A encerrar, a junta de Freguesia de Melides dará a conhecer e a provar as famosas alcomonias, um doce de origem árabe, produção caseira, com características regionais e sazonais.
Melides é uma das duas freguesias do país onde actualmente se produz este doce tradicionalmente vendido na sua Feira Anual cuja edição acontece uma semana depois da Feira do Chocolate, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.
Entrada diária = 1 bombom com oferta de chocolate Nestlé