As atividades do projeto municipal torriense Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino prosseguem.

Nesse âmbito, a partir do dia 4 de março, decorrerá o curso “O outro lado das palavras – escrita criativa na escola: crescer a escrever ”, orientado por Margarida Fonseca Santos.

Levar os professores a fazer da escrita um exercício de liberdade mas também de aprendizagem, despertando nos mais novos, os seus alunos, a inteligência criadora e a descoberta do imaginário como reforços do incentivo intelectual que se deve oferecer, sem reservas, às atividades da escrita, são os objetivos desta formação, cujas sessões, à exceção da primeira (que terá lugar naquele dia, pelas 17h, na Casa Jaime Umbelino), decorrem em formato não presencial.

Esta formação de 25h conta com a parceria da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade. As inscrições devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261315428; ou pelo e-mail: fabricadashistórias@cm-tvedras.pt.
Para famílias (com crianças dos 7 aos 12 anos) terá lugar no dia 7 de março, pelas 10h30, na Casa Jaime Umbelino, a oficina “Música na barriga”.

Esta atividade consistirá numa visita orientada à exposição de Gina Frazão “Menina e Avestruzes” e na apresentação de um musical intitulado “A menina e a Avestruz” por Gisela Canelhas, Ana Manita e Joana Maia.

As marcações devem ser efetuadas pelo e-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt.

Já no dia 21 de março, pelas 15h, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, será apresentado o Projeto “Histórias com música na barriga”.

Nesta atividade será igualmente apresentado o referido musical por Gisela Canelhas, na ocasião com alunos do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica do 1.º Ciclo de A dos Cunhados, da turma do professor João Chamiça. Ana Manita e Joana Maia colaborarão nesta apresentação.

A presença nesta ação deve ser confirmada pelo n.º de telefone 261 315 428; ou pelo e-mail: fabricadashistórias@cm-tvedras.pt.
As sessões de tricô e leitura de histórias “Tricô(n)tando”, igualmente integradas no projeto Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, terão por seu lado continuidade. As próximas acontecerão nos dias 4 e 25 de março e 1, 8, 15 e 29 de abril, pelas 17h30, como sempre, na Casa Jaime Umbelino, orientadas por Ana Meireles e convidadas. As inscrições para a participação nesta atividade devem ser efetuadas pelo e-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt; ou pelo n.º de telefone: 261 315 428.

As sessões de leitura em voz alta e contação de histórias “Fabuloso Fabulário” também terão continuidade na Casa Jaime Umbelino. As próximas ações desta atividade, que é realizada em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, acontecerão nos dias 12 de março e 23 de abril, pelas 18h.