As atividades do projeto municipal torriense Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino prosseguem.

Nesse âmbito no próximo dia 15 de janeiro, a partir das 15h, na Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, terá lugar uma Conferência intitulada “A Raiz das Palavras”, orientada por António Bernardes.
Nesta ação vai-se ajudar a compreender a raiz das palavras, as suas associações, o eixo das suas combinações, as suas ambiguidades e irregularidades.

A participação na mesma requer marcação prévia até 9 de janeiro pelo n.º de telefone: 261 315 428; ou pelo e-mail: fabricadashistórias@cm-tvedras.pt.

Também na área da formação vai decorrer um conjunto de outras ações, sendo que uma delas será um curso prático de ilustração digital a realizar entre os dias 13 e 27 de janeiro, pelas 18h, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

Neste curso com uma duração de 15h, orientado por Patrícia Bastos e levado a cabo em parceria com o Centro de Formação de Professores de Torres Vedras e Lourinhã, proporcionar-se-á vários patamares de aprendizagem à ilustração digital. Trabalhando no programa de edição de imagem GIMP, os participantes tomarão contacto com técnicas e ferramentas que possibilitam a criação de imagens digitais originais.

O curso tem um custo de 35 euros, devendo as inscrições ser efetuadas até 9 de janeiro.

Já no dia 24 de janeiro, a partir das 10h, terá lugar, também na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, um workshop de ilustração intitulado “A Luz das Palavras”, orientado por Pedro Ferreira.

Aprender a ilustrar reforçando a capacidade interpretativa e usando as técnicas do desenho e da colagem é o que se pretende com esta oficina que, focada no uso da linha e da mancha, da forma e da cor, trabalhará no coletivo a fim de, e como resultado final, ser possível apresentar uma publicação conjunta.

A inscrição nesta atividade tem um custo de 20 euros, devendo as marcações ser efetuadas até 20 de janeiro.
Para famílias realizar-se-á no dia 17 de janeiro, pelas 10h30, igualmente na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, uma atividade intitulada “Álbum de Família”.

Trata-se de uma oficina de expressão plástica que será dinamizada depois da visita orientada à exposição de Gina Frazão “Menina e Avestruzes”.

Esta ação está limitada a 4 famílias, devendo as inscrições ser efetuadas com o mínimo de 5 dias de antecedência.
As sessões de tricô e leitura de histórias “Tricô(n)tando”, igualmente integradas no referido projeto, terão por seu lado continuidade. As próximas acontecerão nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11 e 25 de fevereiro, pelas 17h30, como sempre, também na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, orientadas por Ana Meireles e convidadas.

As sessões de leitura em voz alta e contação de histórias “Fabuloso Fabulário” também terão continuidade na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino. As próximas realizar-se-ão nos dias 8 de janeiro e 12 de fevereiro, pelas 18h, dinamizadas por Ana Manita e Fátima Santos, respetivamente. Destinada a famílias (com crianças a partir dos 3 anos), esta atividade, com a qual se pretende “penetrar na densa floresta das histórias com bichos”, é realizada em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras.

Mais informações sobre as referidas atividades podem ser obtidas na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino (situada na Rua Maria Barreto Bastos, 36, em Torres Vedras);

As inscrições para as formações devem ser feitas pelo n.º de telefone 261 315 428; ou pelo e-mail: fabricadashistórias@cm-tvedras.