A cerimónia de entrega de distinções do Prémio Bienal de Arquitetura de Torres Vedras (referente a 2012/2013) realiza-se no próximo dia 5 de dezembro, pelas 21h30, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Criado em 1996, este prémio representa um importante contributo para a valorização e salvaguarda do património arquitetónico do concelho de Torres Vedras, além de traduzir, publicamente, o reconhecimento do Município de Torres Vedras aos autores dos melhores projetos arquitetónicos executados neste território, bem como aos construtores e promotores dos mesmos.

No âmbito desta edição do Prémio Municipal de Arquitetura de Torres Vedras a respetiva Comissão de Seleção de Projetos, composta por arquitetos da Câmara Municipal de Torres Vedras, apreciou os projetos cujas licenças de utilização foram passadas nos anos de 2012 e 2013 por esta entidade e colocou-os à consideração de um júri constituído por elementos da Ordem dos Arquitetos Portugueses e da Associação de Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras.

A seleção desses projetos foi efetuada com base em critérios como: autenticidade; originalidade; exemplaridade; relação com a envolvente; valor estético, técnico e material; adequação ao programa; e relação/conformidade projeto/obra.

Os projetos selecionados para o Prémio Bienal de Arquitetura de Torres Vedras são distribuídos por quatro categorias: edifícios de habitação coletiva; edifícios de habitação unifamiliar; outros edifícios (serviços, industria e comércio); e restauro, remodelação ou reabilitação de imóvel existente.

Na mesma ocasião da referida cerimónia será inaugurada a exposição da edição de 2012/2013 do Prémio Bienal de Arquitetura de Torres Vedras, a qual estará patente no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras até 2 de janeiro.