A época balnear abriu no dia 13 de junho nas praias do concelho de Torres Vedras.

Até 13 de setembro estão reunidas todas as condições para se desfrutar das magníficas praias torrienses.

O Município de Torres Vedras apresentou 10 candidaturas ao Programa Bandeira Azul da Europa, as quais foram aceites. A respetiva vistoria realiza-se a 25 de junho, e só depois poderão ser hasteadas as bandeiras azuis. As praias candidatas a este galardão são: Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa e Azul.

Recorde-se que o mesmo é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, e avalia a qualidade das zonas balneares em domínios como o ambiente, a segurança, o conforto, os equipamentos de apoio, a informação aos utentes e a sensibilização ambiental.

No que se refere ao projeto Praia Acessível, Praia para Todos! 2015, o Município de Torres Vedras apresentou a candidatura das seguintes praias: Foz do Sizandro, Santa Helena, Santa Cruz-Centro, Física, Navio, Santa Rita-Sul e Santa Rita-Norte.

A distinção deste projeto visa identificar praias com condições para acolher utentes com mobilidade condicionada. A vistoria do mesmo no concelho de Torres Vedras realiza-se também no dia 25 de junho, e só depois poderão ser hasteadas as respetivas bandeiras.

De referir também que a costa do concelho de Torres Vedras conta com 11 praias com qualidade de ouro: Vigia, Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte e Santa Rita-Sul.

Esta classificação é atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e distingue praias portuguesas que apresentaram nos últimos cinco anos qualidade de água excelente.

De mencionar também que a Câmara Municipal de Torres Vedras continua a assegurar durante a época balnear o funcionamento do projeto Praia Segura, o qual consiste no patrulhamento da costa do concelho de Torres Vedras, com especial incidência nas praias não concessionadas, por uma viatura devidamente equipada. Este projeto conta com o apoio das seguintes entidades: Tecauto, capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, Instituto de Socorros a Náufragos, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade, Kontraproduções, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Pneutorres, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guarda Nacional Republicana, concessionários de praia do concelho de Torres Vedras e um conjunto de restaurantes de praias do concelho de Torres Vedras (Hotel Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Bar Restaurante do Pisão, NOAH Restaurant & Beach House, Búzio Bar, Bronzear Bar Lounge, 2R Bar Praia Formosa, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Clube Naval da Praia da Assenta, Sizandro Beach Lodge, Acqua Beach Bar, Restaurante La Fontana, Vela D’ Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa e Pizzaria Mamma Mia).

Recorde-se ainda que a Câmara Municipal de Torres Vedras apoiou mais um curso de nadadores-salvadores, o qual se realizou em Torres Vedras durante os meses de maio e junho, promovido pela Capitania do Porto de Peniche e pelo Instituto de Socorros a Náufragos, também com o apoio da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras.