A floresta, “pulmão do planeta”, e a água, líquido essencial para a vida humana, foram, como já se tornou hábito, comemorados pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Nesse âmbito levou a cabo pelo sexto ano, no ex-karting de Santa Cruz, entre os dias 10 e 20 de março, a Quinzena da Floresta e da Água, sob o tema “Floresta e Rio”, no decorrer da qual 1176 alunos do 1.º ciclo do ensino básico de escolas do concelho de Torres Vedras tiveram oportunidade de usufruir de ateliês pedagógicos relacionados com a respetiva temática. A iniciativa contou com a parceria da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e das empresas Águas do Oeste e Valorsul.

No dia 21 de março (Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta) as atividades centralizaram-se nos Viveiros Municipais de Torres Vedras, onde cerca de 50 crianças participaram em ateliês lúdico-pedagógicos e cerca de 85 pessoas visitaram este espaço, tendo ainda no mesmo sido distribuídas 1300 plantas. Igualmente nesse dia proporcionaram-se visitas ao quartel dos bombeiros voluntários de Torres Vedras.

Este último conjunto de atividades inseriu-se também na 5.ª Semana da Primavera Biológica.

Igualmente no âmbito do Dia da Árvore procedeu-se, no dia 18 de março, ao início da criação de uma “Montra Florestal” nos Viveiros Municipais de Torres Vedras, numa ação em que três turmas das escolas básicas do 1.º ciclo das Palhagueiras e da Fonte Grada plantaram espécies florestais e visitaram esse espaço. Essa montra constituir-se-á como uma mostra das várias espécies caraterísticas da floresta portuguesa, a qual será disponibilizada para visitação e estudo.

Ainda no âmbito do Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Torres Vedras colaborou em diversas iniciativas, nomeadamente numa ação de sensibilização ambiental/melhoramento de espaços verdes no Aeródromo de Santa Cruz, no lançamento do projeto da Horta Pedagógica da Escola Básica do 1.º Ciclo de Torres Vedras e na plantação de árvores no Jardim de Infância da Boavista-Olheiros. Para além disso cedeu 245 plantas a juntas de freguesia do concelho de Torres Vedras e 435 a outras entidades (Tapada de Mafra, Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras, escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos da Freiria e de S. Gonçalo, escolas básicas do 1.º ciclo da Ventosa e de Torres Vedras, Jardim de Infância da Boavista-Olheiros, Associação Transforma, Aeroclube de Santa Cruz e Clube de Campismo e Caravanismo de Torres Vedras).

Integrado nas comemorações do Dia da Árvore e do Dia Mundial da Água, e também relacionado com o projeto Rios, teve lugar no dia 21 março, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e no rio Alcabrichel, uma ação sobre peixes de água doce nativos e qualidade das linhas de água do Oeste, a qual foi orientada por Carla Sousa Santos (investigadora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada). Nesta atividade os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a variedade de espécies de peixes existentes nas linhas de água da região Oeste e observar a espécie Ruivaco-do-Oeste. Esta ação contou também com a parceria da empresa Águas do Oeste.