Até ao próximo dia 31 de Outubro continua patente, no Museu Leonel Trindade, a mostra “Dinossauros que viveram na nossa terra”.

Como era a região de Torres Vedras durante o Jurássico Superior e no Cretácico Inferior? Estaria a Península Ibérica ainda ligada á América do Norte?
Que tipo de dinossauros habitaram em Torres Vedras e em que ecossistemas viveram?
Fruto de 15 anos de atividade paleontológica, a Sociedade de História Natural de Torres Vedras mostra pela primeira vez, numa cooperação com o Museu Municipal Leonel trindade, os resultados da sua atividade científica, mostrando ao público como era o mundo durante aqueles períodos, e o que se pode aprender com a geologia de Torres Vedras para reconstruir o habitat dos dinossauros que aqui viveram.
Esta viagem no tempo permitirá ao público ver restos de vários grupos de dinossauros, desde carnívoros como o Allosaurus de Cambelas, mas também herbívoros como Stegosaurus, Dacentrurus e os gigantes saurópodes.
Poderão também ser vistos outros grupos de fósseis do Jurássico Superior de Torres Vedras, como restos de peixes, crocodilos, corais e tartarugas, destacando-se destas últimas um exemplar de Selenemys lusitanica, o mais antigo representante do seu grupo conhecida na Europa e escavada na Praia de Santa Rita.

(Fonte www.cm-tvedras.pt)