O Dia Nacional dos Castelos (7 de outubro) foi de novo comemorado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
Nesse âmbito foi proposto nesse dia, a 84 alunos das escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico dos Casalinhos de Alfaiata e do Varatojo, um jogo de estratégia e pista dentro do Castelo de Torres Vedras.
Após terem sido recebidas à porta deste monumento nacional pelo” Arauto do Rei”, essas crianças elaboraram o seu estandarte e partiram à aventura para aquele jogo…A cada aluno foi ainda atribuído um pormenor que os identificasse com os vários estratos sociais da Idade Média.
O Dia Nacional dos Castelos comemora-se desde 1984, numa iniciativa da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos. Esta comemoração pretende sensibilizar a comunidade para a importância que este património edificado teve ao longo da História portuguesa.
Neste contexto, o serviço educativo do Museu Municipal Leonel Trindade preparou este ano um programa diferente no âmbito dessa efeméride que transportou os participantes no mesmo para uma vivência no Castelo, onde encarnaram uma personagem da sociedade medieval e com um jogo ficaram a conhecer o referido monumento, a sua envolvente e o respetivo centro interpretativo.