No âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala no dia 28 de março, o Município de Torres Vedras organiza a conferência “Novos Modelos de Reabilitação Urbana”. Esta iniciativa acontecerá nos dias 27 e 28 de março, no Auditório do Edifício Paços do Concelho.

Reabilitação urbana e centros históricos são dois temas indissociáveis do contexto socioeconómico atual, cujo interesse generalizado tem aumentado sobretudo após a adoção do Acordo de Parceria Portugal 2020. Tendo em conta a complexidade e importância da temática, apresenta-se um painel de oradores de excelência, cujas comunicações passarão pelos conceitos, projetos, apoios e obras, permitindo uma reflexão transversal ao estado da arte e sobretudo sobre as estratégias de futuro.

Programa
27 março | sexta | 16h30 às 19h30
CONFERÊNCIA ” Modelos de Reabilitação no Centro Histórico”
Edifício Paços do Concelho

Pretende-se apresentar casos de reabilitação e revitalização urbana de sucesso que estimulem o investimento privado no centro histórico de Torres Vedras. Dar a conhecer meios de apoio e incentivos à reabilitação urbana, assim como os canais de acesso aos mesmos.

16h30 Apresentação: Vereador Bruno Ferreira
Moderação: Arquitecto Biencard Cruz
16h40 Reabilitação do Comércio: Atelier Rés-do-Chão
17h00 Dinamização Cultural: Associação Sou
17h20 Caso de Estudo: Edifício Manifesto / Atelier Artéria
17h40 Intervalo para café
18h00 Reabilitação Urbana dos Centros Históricos: IHRU
18h20 Financiamento à Reabilitação e Regeneração Urbana: Rui Soeiro da CGD
18h40 Caso de Estudo: Futurlagos
19h00 Debate
19h30 Encerramento

28 março | sábado | 16h30
Passeio Pelo Centro Histórico de Torres Vedras