A cidade de Torres Vedras receberá a visita do Professor José Pacheco no próximo dia 7 de Março. O encontro, integrado no Ciclo de Encontros sobre Educação organizado pela Associação ESTUFA – Plataforma Cultural com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, colégio O Mundo da Criança, Junta de Freguesia de A-dos-Cunhados, Junta de Freguesia da Silveira e União de Freguesias de Torres Vedras e Matacães, decorrerá no auditório da ESCO.

Durante a parte da tarde realizam-se dois painéis. Pelas 15h inicia a sessão de trabalhos o Professor José Pacheco, mentor da Escola da Ponte (PT) e consultor no Projecto Âncora (BR) com o tema Da Escola da Ponte às comunidades educativas.

Comunidades educativas em Torres Vedras? Desafios para o concelho 

Segue-se um painel – que pretende ser um verdadeiro e importante (re)encontro com várias individualidades ligadas à área educacional e participação de escolas do concelho de Torres Vedras e da Região Oeste – intitulado: O que se pode mudar a partir de dentro da escola?  Este encontro será moderado pelo Professor José Pacheco, estando confirmadas a presença da Vereadora da Educação da CMTV (Engª Laura Rodrigues), a Direcção do Agrupamento de Escolas da São Gonçalo (Professora Joaquina Lagareiro), a Direcção do Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias (representada pela Professora Ana Cláudio), a directora do Mundo da Criança (Professora Ana Cristina Ferreira), a Coordenadora do Serviço Educativo da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural (Drª Magda Matias), a Coordenadora Pedagógica do Centro Social e Paroquial do Bombarral (Drª Sónia Laureano) e o director da Escola Internacional (Engº Eduardo Castro).

A entrada destina-se a pais, encarregados de educação, educadores e professores de todos os ciclos de ensino. É gratuita mas sujeita a inscrição no site www.estufa.pt/ciclo. Devido às mais de 150 inscrições recebidas até ao momento e vindas de todo o país (Leiria, Porto, Coimbra, Mafra, Bombarral, Ericeira e Lisboa), a ESTUFA recomenda que os interessados façam a sua inscrição on-line ou através do mail sergvico.educativo@estufa.pt ou dos números 936408775/261094285 de forma célere e reforça a obrigatoriedade da mesma, sob pena de à data do encontro não haver lugar para todos os interessados.

Desde 1976, o Prof. José Pacheco, educador e pedagogo português, grande dinamizador da Gestão Democrática na Educação, encetou uma nova abordagem sobre como educar e como ensinar. Especialista em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou desde 1976 até à data da sua aposentação a Escola da Ponte, da qual é co-idealizador. Desde Abril de 2011 está a colaborar diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em São Paulo, Brasil, onde, com base na abordagem pedagógica da Escola da Ponte, está a ser desenvolvida uma prática pedagógica mais ousada designada por comunidades de aprendizagem. Autor de livros e de diversos artigos sobre educação, define-se como “um louco com noções de prática”. Foi condecorado como Comendador da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.