O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) apresentou uma candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020), tendo em vista a obtenção de financiamento que possibilite a implementação de novas ferramentas para a modernização administrativa nesta unidade de saúde.

 
Após a aprovação desta candidatura, pretende-se implementar novas ferramentas que facilitem e poupem tempo ao Utente quando este tem de interagir com o CHO. Por exemplo, para relembrar o Utente das suas marcações ou remarcações de consultas, vai passar a existir um sistema de notificações por SMS, através do qual será enviada essa informação, mantendo o utente recordado e informado das suas deslocações às unidades de saúde do CHO.

 
Através do Portal do Utente, vai passar igualmente a ser possível ao utilizador monitorizar os seus dados de saúde de forma integrada, e ter acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados online, nomeadamente a marcações de consultas, aos pedidos ou renovações de medicação, à consulta dos seus registos clínicos, entre outros. O Utente poderá aceder a este portal via computadores fixos e portáteis, smartphones e tablets, facilitando-se assim o acesso a um conjunto alargado de informação útil.

 
É ainda objetivo do CHO proporcionar ao Utente uma experiência facilitadora durante a sua visita. Para tal, o projeto apresentado prevê a criação de quiosques eletrónicos que irão permitir a efetivação de consultas, marcação de exames, acesso aos resultados dos exames, o pagamento das taxas moderadoras através do cartão de multibanco, etc. A agilização destas tarefas permitirá ao Utente evitar filas de espera, e conseguir uma resposta mais rápida e cómoda às suas solicitações.

 
Outra grande aposta será a digitalização e desmaterialização dos processos administrativos e assistenciais, que irá facilitar a partilha de informação clínica com as restantes entidades de saúde. Por exemplo, deixa de existir necessidade de os processos clínicos terem existência em papel, podendo outras unidades de saúde, com a devida autorização do Utente, passar a aceder à sua informação clínica por via eletrónica.

 
Com vista a melhorar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde proporcionados pelo CHO, pretende-se também implementar uma plataforma de Telemedicina e de Telerradiologia. Esta solução vai permitir a prestações de cuidados de saúde a distância, com todas as condições de segurança clínica, evitando deslocações por parte do Utente.

 
O resultado da candidatura do CHO, submetida no decorrer deste mês de setembro, será conhecido no final deste ano. Este projeto representa um investimento total de cerca de 1.4 milhões de euros, co-financiado em 85 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o restante (cerca de 209 mil euros) pelo orçamento próprio do CHO.