O Carnaval “mais português de Portugal” é em Torres Vedras, de 13 a 18 de fevereiro e promete ser o mais “arrebatador” de sempre.

O “Amor” é o tema deste ano e os foliões prometem “fidelidade absoluta” a este que é o mais espontâneo Carnaval do país.

O “compromisso” está assumido e são esperadas cerca de 350 mil pessoas que, durante 6 dias e 5 noites, se vão “render” aos encantos desta grande festa. Deixe-se “apaixonar” pelo Carnaval de Torres.

É já tradição o arranque do Carnaval de Torres com a realização do Corso Escolar, que acontecerá no dia 13 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 09h30, no centro da cidade. São cerca de 8000 crianças (e 900 acompanhantes) de 90 estabelecimentos de ensino do concelho (creches, jardim-de-infância, 1.º, 2.º e 3.º ciclos). Os “cupidos” vão andar a disparar em todas as direções e é impossível não “cair de amores” por estes mini-foliões: Minnie e Mickey, João Ratão e Carochinha, Dama e Vagabundo, Popey e Olivia Palito… vão fazer parte da festa.

A chegada de Suas Altezas Reais, Dom Tintol Ama Troika Jamais e Dona Alvarinha Lovestory de Tanguinha, está marcada para as 22h00, na Praça em frente ao Mercado Municipal, onde milhares de pessoas assistirão à entronização do Rei e da Rainha do Carnaval (dois homens por tradição). O presidente da câmara municipal entregará a chave da cidade aos Reis e, a partir desse momento, começa a folia e o amor a este Carnaval torna-se “cego”. Até 18 de fevereiro o “desejo” é de pura diversão.

Já no dia 14 de fevereiro, sábado e dia de S. Valentim, o “amor andará ainda mais no ar”. A partir das 21h00, uma multidão em “delírio” irá participar no concurso de grupos de mascarados que surpreende, cada ano mais, pela criatividade, originalidade e dedicação demonstradas pelos participantes. No ano de 2014 participaram neste concurso 2300 pessoas em 48 grupos organizados. Ainda nesta noite saem à rua alguns carros alegóricos iluminados, o Tó’Candar (trio elétrico torriense) e a diversão está garantida até altas horas da madrugada. A partir das 22h30 há também “Dj´s Carnaval Party” na Praça Machado Santos, Jardins de Santiago e Mercado Municipal (a animação com Dj’s acontece todas as noites).

E porque a tradição manda que toda a família saia à rua no domingo, 15 de fevereiro, eis que às 14h30 terá início o corso diurno. Faça chuva ou faça sol, são milhares de mascarados preparados para arremessar os característicos “cocotes”. Neste dia pode-se ainda apreciar o trabalho desenvolvido por artistas plásticos locais, nos 8 imponentes carros alegóricos marcados pela sátira social e política que é transversal a todo o espírito do Carnaval em Torres Vedras. Fazem parte desta festa: os cabeçudos, os Zés-Pereira, as matrafonas e muito mais… Neste corso não há lugares sentados pois todos são atores neste “enredo amoroso”.

16 de fevereiro, segunda-feira, vai mostrar que o “amor não escolhe idades”, com a realização do Baile de Máscaras Tradição, a partir das 14h30 no Pavilhão Multiusos da Expotorres. São 1000 seniores, de 30 IPSS’s do concelho, que se juntam para conviver e para um “pé de dança”. A espontaneidade volta a tomar conta das ruas do centro da cidade, a partir das 21h00, com a realização do Corso Trapalhão. Nesta noite não há “dress code” e manda o Carnaval de Torres que se desenrasque a máscara no baú de casa. Sinta o corpo a aquecer, o sangue a correr e deixe-se levar pelo espírito coletivo nesta que é a “última grande noite” do Carnaval em 2015.

No dia 17 de fevereiro, terça-feira, as cores alegres voltam a invadir o perímetro de corso, ao ritmo “bombástico” dos Zés-Pereira. A partir das 14h30 realiza-se o corso diurno da terça-feira de Entrudo. Com ou sem tolerância, todos somos “apaixonados” pelo Carnaval de Torres e ninguém consegue deixar de se divertir.

Na quarta-feira, 18 de fevereiro, chegará ao fim o Carnaval de Torres 2015. O enterro do Entrudo, bem carpido e com fogo-de-artifício, acontece a partir das 21h00, com ponto de encontro na Praça da República e término junto ao Tribunal.

E assim termina esta grande história de amor em 2015, mas para o ano há mais. Que venham todos ao Carnaval mais português de Portugal porque a vida são dois dias… e o Carnaval de Torres são 6!

De 13 a 18 de fevereiro deixe-se “apaixonar” pelo Carnaval de Torres.