A Câmara de Arruda dos Vinhos vai reduzir as taxas do estacionamento e do cemitério, numa decisão aprovada por unanimidade na última assembleia municipal.

Trata-se de uma redução média de 55 por cento no estacionamento e cemitério que pretende “promover maior dinamismo comercial e ajustar os valores cobrados aos custos suportados pela autarquia”.

Após um estudo efetuado pelos serviços municipais, a câmara verificou que alguns valores estavam, atualmente, sobrevalorizados.

No que diz respeito ao estacionamento de duração limitada, a taxa sofre um desagravamento de mais de 54 por cento. O valor de 1,27€/hora cobrado até agora passa para 0.58€/hora (valores acrescidos de IVA).

André Rijo, presidente da câmara, explica “esta medida foi largamente aceite pelos comerciantes, que se mostraram favoráveis à instalação de parquímetros, pois permite a rotatividade dos lugares de estacionamento”.

As taxas no cemitério (inumações, ocupação de ossários, exumações, entre outras) sofrem, em média, uma redução de 56 por cento. Existem, no entanto, rubricas em que essa redução chega aos 91 por cento, como é o caso das transladações dentro do cemitério.

O presidente André Rijo considera que esta é uma medida de “extrema importância para o município porque permite, numa época de grandes problemas económicas, aliviar um pouco os orçamentos familiares”.