Artur Pizarro e a Orquestra Metropolitana de Lisboa “abrem” a Temporada Darcos 2015 no próximo dia 10 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, com o concerto “Grandes Pianistas I”.

A “Temporada Darcos” arranca em 2015 com o concerto para piano e orquestra n.º 5, de Beethoven, também chamado “Imperador”. Este concerto, escrito em 1809, pode já considerar-se um verdadeiro concerto romântico, tanto a um nível técnico, como a um nível estético: com os seus arpejos e escalas de intensa fantasia, e um caráter profundo e triunfante, essa música parece saída da revolução francesa e apontar o futuro ainda distante. Para completar o programa, ouvir-se-á a sinfonia n.º 8, também de Beethoven, peça fundamental na obra do génio alemão, não só pela absoluta mestria com que os seus andamentos estão escritos, mas também por nos revelar uma faceta pouco recorrente na sua música, a de um homem cujo humor parece, afinal, ser divino! Toca a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direção de Nuno Côrte-Real. Sem dúvida uma grande noite de música, e uma maneira inspiradora de começar o ano!”.

O programa do concerto “Grandes Pianistas I” será o seguinte:
L. V. Beethoven (1770-1827)
Sinfonia n.º 8 em fá maior, op. 93
I. Allegro vivace e con brio
II. Allegretto scherzando
III. Tempo di minuetto
IV. Finale: Allegro vivace
pausa
L. V. Beethoven (1770-1827)
Concerto para piano e orquestra n.º 5, em mi bemol maior, “Imperador”, op. 73
I. Allegro
II. Adagio un poco mosso
III. Allegro ma non troppo

O preço dos bilhetes para se assistir a este concerto é de 5€.

Recorde-se que a Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular no panorama artístico nacional, na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência, e em que um grupo musical – o Ensemble Darcos – está durante determinados períodos em residência artística num equipamento cultural – no Teatro-Cine de Torres Vedras. De realçar que têm participado na Temporada Darcos cantores líricos portugueses de excelência, nomes de relevo do panorama musical nacional como comentadores, bem como atores, encenadores e videastas, para além de no decorrer da mesma já se terem estreado diversas obras musicais que terão seguramente no futuro um caráter histórico. Os espetáculos desta temporada são quase todos interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, sendo na sua larga maioria no Teatro-Cine de Torres Vedras. Com uma formação-base, o Ensemble Darcos tem contado ao longo da referida temporada com a colaboração de músicos e agrupamentos musicais de reconhecido valor oriundos de diversos países.

A Temporada Darcos 015 é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, tem o Hotel Golf Mar como hotel oficial, conta com o apoio da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, do Teatro Nacional de S. Carlos e do Turismo do Oeste e o apoio à divulgação da Antena 2.