Num estudo feito pela European Food Safety Authority “EFSA” o pão, batatas fritas, algumas papas para bebés ou até mesmo o café, quando expostos a temperaturas elevadas para ficarem tostados, podem ser prejudiciais à saúde.

 

O alerta foi dado pela Ordem dos Nutricionistas que, num comunicado enviado às redações, alerta que a ingestão de acrilamida pode trazer alguns problemas.

A ingestão de alimentos tostados pode originar “glicidamida” no organismo, um composto “genotóxico” que não só altera o ADN como aumenta o risco do aparecimento de células neoplásicas e de tumores.

As temperaturas demasiado elevadas para tostar pão ou fritar batatas proporcionam o desenvolvimento de acrilamida. Nas papas de bebé, lê-se no comunicado, os riscos estão presentes naquelas que, na sua composição nutricional, indicam que contêm cereais processados.

As conclusões deste estudo tiveram por base testes em animais que, quando expostos a alimentos tostados, apresentaram mutações de ADN, tornando-se mais propícios a contrair algum tipo de cancro.

 

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, explica que a ingestão destes alimentos por pessoas “não é uma situação alarmante á é que saber evitar a ingestão de alimentos demasiado tostados ou queimados.

 

 

 

(foto:saude.pt)