No passado domingo no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras decorreu a apresentação da Academia Joaquim Agostinho.

Com cerca de 400 pessoas a assistir, a academia apresentou os escalões nos quais vai ter equipas a participar: benjamins, iniciados, cadetes, júniores, sub-23, vertente BTT, masters, femininas e ciclismo para todos.

Também nesta cerimónia foi apresentada oficialmente a Taça de BTT Academia Joaquim Agostinho 2015 constituída por 6 provas locais: Maratona do Sobral; Saloios BTT; Maratona; Escola Ciclismo da Silveira; Maratona do Maxial e Itenerários da Memória.

A Academia Joaquim Agostinho é um projecto sediado na União Desportiva do Oeste e que tem como objectivo a criação de uma das maiores organizações nacionais de ciclismo orientadas para a competição amadora.

Além da aprendizagem, a Academia tem como objectivo formar crianças e os jovens para um convívio saudável com outros, transmitindo valores básicos de bem viver em sociedade, criando uma base para um crescimento físico e mental saudável.

A Academia, cumprindo estes objectivos, procura contribuir para o desenvolvimento social e oferecer às crianças e jovens a possibilidade de praticarem um desporto que, pelo seu grau de exigência, tem como consequência orientar os jovens para caminhos saudáveis e que contribuam para o seu franco desenvolvimento enquanto jovens adultos.

A Academia terá assim na sua base um escalão de captação, a Escola Joaquim Agostinho, com objectivo fundamental de iniciação ao ciclismo, para jovens de ambos os sexos dos 6 aos 14 anos.