“A Pintura da Música” vai poder ser apreciada no próximo dia 11 de outubro, pelas 21h30, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, no âmbito do próximo concerto da Temporada Darcos.
Este concerto que será levado a cabo pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos é referido que “a pintura e a música sempre se relacionaram de uma forma dinâmica por entre a História Universal”.
Neste concerto o Ensemble Darcos será constituído por David Van Dijke, Paula Carneiro (violinos), Reyes Gallardo (viola) e Filipe Quaresma (violoncelo).
Recorde-se que a Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular no panorama artístico nacional, na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência, e em que um grupo musical – o Ensemble Darcos – está durante determinados períodos em residência artística num equipamento cultural – no Teatro-Cine de Torres Vedras.

De realçar que têm participado na Temporada Darcos cantores líricos portugueses de excelência, nomes de relevo do panorama musical nacional como comentadores, bem como atores, encenadores e videastas, para além de no decorrer da mesma já se terem estreado diversas obras musicais que terão seguramente no futuro um caráter histórico.

Os espetáculos desta temporada são quase todos interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, sendo na sua larga maioria no Teatro-Cine de Torres Vedras. Com uma formação-base, o Ensemble Darcos tem contado ao longo da referida temporada com a colaboração de músicos e agrupamentos musicais de reconhecido valor oriundos de diversos países.

O programa do concerto é o seguinte:
J. Haydn (1732-1809)
Quarteto de cordas em Sol Maior, op. 77 n.º1
I. Allegro Moderato
II. Adagio
III. Menuet. Presto
IV. Finale. Presto

L. Boccherini (1743-1805)
Quarteto de cordas em Fá Maior, op.15 nº 4
I. Prestissimo
II. Menuetto

pausa

W. A. Mozart (1756-1791)
Quarteto de cordas em Dó Maior “Dissonâncias”, K 465
I. Adagio. Allegro
II. Andante cantabile
III. Minuetto (Allegretto)
IV. Allegro

A entrada para se assistir ao concerto “A Pintura da Música” é gratuita.