Caldas da Rainha recebe amanhã, dia 6 de Novembro, a 15ª Festa do Cinema Francês. É a primeira vez que a cidade recebe este evento da 7ª arte, que arranca com a exibição da comédia surreal Attila Marcel de Sylvain Chomet às 21h30, no Centro Cultural de Caldas da Rainha (Rua Dr. Leonel Sotto Mayor).

Attila Marcel, o filme de arranque é sobre um estranho trintão chamado Paul que vive no seu apartamento parisiense com as tias, duas idosas aristocratas que o educaram desde bebé e que sonham vê-lo transformar-se num exímio pianista. A sua vida resume-se a uma rotina quotidiana, entre o piano da sala e a aula de dança das suas tias onde trabalha como acompanhante. Isolado do resto do mundo, os anos passaram por Paul sem que nunca tenha realmente vivido… Até ao dia em que encontra a senhora Proust, a sua vizinha do 4° andar, uma mulher excêntrica. Com ela, Paul vai finalmente viver a sua vida.

Durante três dias haverá comédia, drama, documentários e filmes para os mais novos, falados na língua do Asterix. Até 8 de Novembro, estão em exibição Sur le chemin de l’école de Pascal Plisson que narra 4 histórias extraordinárias passadas nos 4 cantos do mundo com crianças que partilham a mesma sede de saber e cientes de que só com a educação podem melhorar as suas vidas; Hope de Boris Lojkine, um filme forte que toca uma realidade que nos está ainda longínqua mas que não nos é alheia, Les Vacances du petit Nicolas de Laurent Tirard que nos traz de novo as traquinices do menino Nicolau e as peripécias de toda a família e os dois filmes de animação Le Père Frimas de Youri Tcherenkov e l’Oeil du loup de Hoël Caouissin.

Os bilhetes têm o preço de 3,50€ e as sessões escolares 1€.

Há ainda preços reduzidos para menores de 25 anos, maiores de 65 e membros, professores e alunos da Alliance Française. A Festa segue para outras cidades portuguesas: São Pedro do Sul, Viana do Castelo, Almada, Setúbal, Aveiro e Funchal.