O Município de Torres Vedras é o “número um” na promoção da Educação Ambiental / Educação para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal.

De entre os 33 municípios recentemente candidatos ao galardão do programa ECOXXI, que premeia as melhores práticas de sustentabilidade ambiental no país, Torres Vedras destacou-se pela qualidade dos projetos de educação ambiental desenvolvidos no ano de 2013, bem como pelo trabalho de excelência promovido pelo seu Centro de Educação Ambiental ao nível das ações continuadas e atividades de formação e sensibilização em prol do desenvolvimento sustentável. Também o Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira presta um inestimável apoio ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental no concelho de Torres Vedras, as quais são dirigidas à comunidade em geral e ao público escolar em particular.

O Município de Torres Vedras destaca-se por apresentar uma Estratégia de Educação Ambiental de referência, assente nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e Cidadania e nos valores de Transparência, Ética, Princípio do Interesse Público e Partilha de Experiências e Saberes. São alguns dos objetivos prioritários do Município de Torres Vedras na área da educação ambiental: a criação de uma eco comunidade em rede centrada nos domínios da energia, construção sustentável, ruído, mobilidade, ar, saúde e bem-estar, resíduos, consumo responsável, recursos naturais e biodiversidade; o desenvolvimento de projetos inovadores e participar em redes nacionais e internacionais da educação para o desenvolvimento sustentável; e a criação de sinergias com instituições públicas, privadas e ONG’s centradas na área ambiental.

Recorde-se que o Município de Torres Vedras participa no programa ECOXXI desde 2005, ano de lançamento do mesmo. Obteve a sua melhor pontuação no âmbito deste programa este ano com um Índice ECOXXI de 78,9% (quarta melhor pontuação).