A iniciativa “Tardes no CEA” prossegue para proporcionar atividades de sensibilização ambiental em sábados à tarde, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.
No âmbito desta iniciativa terá lugar no dia 10 de janeiro, pelas 15h30, a atividade “Lixo Marinho: Um problema global”, destinada ao público em geral, a qual pretenderá informar a sociedade sobre a verdadeira dimensão do problema deste tipo de lixo. Esta atividade incluirá uma visita orientada a uma exposição homónima, desenvolvida no âmbito do projeto europeu MARLISCO (Marine Litter in European Seas: Social Awareness and CO-Responsibility), financiado pela Comissão Europeia, o qual pretende aumentar a consciência social sobre os impactes do lixo marinho e possíveis soluções para este problema, de forma a inspirar mudanças de atitude e comportamento na sociedade relacionados com o mesmo. Essa visita será dinamizada por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (equipa portuguesa do projeto MARLISCO). A referida exposição, que passará por15 países, estará patente no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras entre os dias 7 e 22 de janeiro.

Também neste local está patente, até 19 de janeiro, a exposição “Poster Eco Código – Concurso Nacional”. De referir que a criação do Poster Eco Código é um dos passos inerentes à metodologia do projeto Eco Escolas, segundo o qual o “Eco Estudante” deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região, criando em forma de poster um “Eco Código” que deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade escolar deverão seguir, constituindo o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde do projeto Eco Escolas devem ter o seu “Eco Código”.

Também naquele equipamento municipal está patente, até 7 de janeiro, a exposição “Pai Natal Verde”, a qual reúne trabalhos elaborados no âmbito de um concurso homónimo promovido pelo Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, no qual se desafiou a comunidade a recriar este elemento caraterístico da quadra natalícia, a partir de materiais reutilizados.

A iniciativa “Tardes no CEA” prosseguirá posteriormente com outras ações de sensibilização ambiental: a Oficina “A casa da Menina Alface” (24/1, 15h30), destinada a crianças entre os 3 aos 12 anos, a realizar com a parceria da empresa Valorsul; a Oficina “Disfarces da Natureza” (7/2, 15h30), destinada ao mesmo público; e a Oficina “Sobras de Sombras” (21/2, 15h30), também destinada a crianças dos 3 aos 12 anos.

Também no âmbito das atividades do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras decorre o concurso “LovEco” com o qual se apela à participação das escolas e das famílias para a construção de uma estrutura carnavalesca que vá de encontro ao tema do Carnaval de Torres 015 (“O Amor”), por meio da reutilização de materiais. Os respetivos trabalhos podem ser entregues até 4 de fevereiro naquele equipamento municipal onde estarão patentes de 6 a 20 de fevereiro.

As inscrições para a participação nestas atividades devem ser efetuadas com dois dias de antecedência (n.º de telefone: 91 877 33 43 / n.º de telemóvel: 918773342 / e-mail: cea@cm-tvedras.pt